A REN Trading desenvolve a atividade de compra e venda de energia elétrica do agente comercial, que consiste na atividade de trading, no âmbito do MIBEL, resultante em exclusivo
da colocação nesse mercado da produção proveniente dos Contratos de Aquisição de Energia (CAE) não cessados, relativos às centrais térmicas Tejo Energia e Turbogás.

Os proveitos resultantes do exercício da atividade de compra e venda de energia elétrica do agente comercial provêm dos incentivos definidos pela ERSE que têm subjacente uma partilha com os consumidores de energia elétrica dos benefícios da otimização e gestão de ofertas destas centrais. O valor final dos incentivos resulta da atuação da empresa, relacionada quer com a otimização das vendas da energia das centrais, quer com a minimização dos custos de aquisição de combustível e de licenças de emissão de CO2.

A diferença entre o custo contratual no âmbito dos CAE adicionado dos incentivos à otimização da sua gestão e à gestão eficiente das licenças de emissão de CO2 e o proveito da venda em mercado da energia e serviços de sistema fornecidos pelas respetivas centrais é refletida na tarifa de Uso Global do Sistema.

O saldo da conta de desvios tarifários da atividade de compra e venda de energia elétrica, em 2013, é de 28 milhões de euros a recuperar das tarifas.